sexta-feira, 11 de julho de 2008

COMEÇAR DE NOVO


Erros passados, tristezas contraídas, lágrimas choradas, desajustes crônicos!...

Às vezes, acreditas que todas as bênçãos jazem extintas, que todas as portas se mostram cerradas à necessária renovação!...

Esqueces-te, porém, de que a própria sabedoria da vida determina que o dia se refaça cada manhã.


Começar de novo é o processo da Natureza, desde a semente singela ao gigante solar...

Se experimentaste o peso do desengano, nada te obriga a permanecer sob a corrente do desencanto. Reinicia a construção de teus ideais, em bases mais sólidas, e torna ao calor da experiência, a fim de acalentá-los em plenitude de forças novas.

O fracasso visitou-nos em algum tenta-me de elevação, mas isso não é motivo para desgosto e auto piedade, porquanto, freqüentemente, o malogro de nossos anseios significa ordem do Alto para mudança de rumo, e começar de novo é o caminha para o êxito desejado.

Temos sido desatentos, diante dos outros, cultivando indiferença ou ingratidão; no entanto, é perfeitamente possível refazer atitudes e começar de novo a plantação da simpatia, oferecendo bondade e compreensão àqueles que nos cercam.

Teremos perdido afeições que supúnhamos inalteráveis; todavia, não será justo, por isso, que venhamos a cair em desânimo.

O tempo nos permite começar de novo, na procura das nossas afinidades autênticas, aquelas afinidades suscetíveis de insuflar-nos coragem para suportar as provações do caminho e assegurar-nos o contentamento de viver.

Desfaçamo-nos de pensamentos amargos, das cargas de angústia, dos ressentimentos que nos alcancem e das mágoas requentadas no peito! Descerremos as janelas da alma para que o sol do entendimento nos higienize e reaqueça a casa íntima.

Tudo na vida pode ser começado de novo para que a lei do progresso e de aperfeiçoamento se cumpra em todas as direções.

Efetivamente, em muitas ocasiões, quando desprezamos as oportunidades e tarefas que nos são concedidas na Obra do Senhor, voltamos tarde a fim de revisá-las e reassumi-las, mas nunca tarde demais!...

-----------------------------------
EMMANUEL / CHICO XAVIER
------------------------------------

2 comentários:

Carol disse...

Luiz
Estou colocando a leitura em dia!
Fiquei encantada com o texto O LIVROS DA VIDA, pena que não se sabe o autor.
Um grande abraço querido amigo, Jesus é contigo!

Jaqueline Amorim disse...

Excelentes reflexão de Chico Xavier querido amigo! Para complementá-la deixo-te com um fragmento de Osho:

“Quando você se sentir solitário, com todo o respeito, com todo o amor, diga ao outro: ‘Um grande desejo de permanecer só está surgindo em mim e tenho que satisfazê-lo – não há possibilidade de escolha. Peço que você não se sinta ofendido. Isso não tem nada a ver com você; trata-se simplesmente de meu próprio ritmo interno.’

E isso também ajudará o outro a ser autêntico e verdadeiro com você. E, lentamente, se você de fato ama alguém, os ritmos começam a juntar-se em uma comunhão e esse é o milagre, é a mágica do amor. Se houver um amor genuíno entre duas pessoas, esse resultado será inevitável. Ambas começarão a compreender que o desejo de estarem juntas e o desejo de estarem separadas surgem nas mesmas ocasiões.

Eles se tornarão um ritmo: algumas vezes aproximar-se e permanecer juntos e dissolver-se entre si, esquecendo tudo a respeito de si mesmas; e então algumas vezes emergindo um do outro, deslocando-se, retirando-se, afastando-se em seus próprios espaços, tornando-se suas próprias personalidades – tornando-se meditadoras.

Não há escolha entre meditação e amor. Ambos precisam ser vivenciados em seu próprio ritmo. E não importa o que esteja surgindo em você, seja qual for o anseio mais profundo do momento, fique com ele”.


Texto De: Osho