quarta-feira, 30 de julho de 2008

SAÙDE E CONSCIÊNCIA


A fim de que a pessoa adquira ou preserve a saúde é imprescindível a conscientização de si mesmo, da sua maneira de ser.

Normalmente, por hábitos viciosos, prefere e aceita os estados negativos e alterados de comportamento com os quais a consciência anseia, abrindo espaço para as doenças. Permite-se, desse modo, a raiva, o ciúme, a queixa, a ansiedade, e tomba em depressões injustificáveis que são as portas de acesso a enfermidades variadas.

Justificando sempre os pensamentos perturbadores e as ações perniciosas, recusa-se à renovação da paisagem mental com a conseqüente mudança de atitudes, mais se predispondo ao desequilíbrio.

Os sinais de alarme em torno da situação surgem quando se deseja: pedir desculpas por uma reação infeliz e não logra fazê-lo; recomeçar uma tarefa que a ira interrompeu e sente dificuldade; abraçar alguém inamistoso e vê-se impedido; discutir um assunto desagradável e é tomado por um silêncio constrangedor; iniciar uma conversação e sente-se incapaz ou desinteressado; permanecer acordado sem libertar-se de um idéia intranqüilizadora; continuar ansioso, mesmo quando não há razão que o justifique; não conseguir dirigir palavras gentis a uma pessoa querida; sentir-se trêmulo ou deprimido, diante de alguém que lhe parece superior; considerar-se diminuído no meio social no qual se movimenta. . .

Esses sintomas e outros mais, caracterizam estados predisponentes às doenças.

A aceitação dessas circunstâncias significa preferência de infelicidade à harmonia.

Cultivando esses estados, bloqueia-se a consciência, que se entorpece, volvendo a um estágio inferior, no caso, à sensação que ainda lhe predomina no processo evolutivo.

Sendo a pessoa livre para preferir ser saudável ou enferma, cabe à consciência agir com liberdade profunda, isto é, a opção de ser feliz.

Começa por te desfazeres dos padrões mentais antigos, negativos, que te condicionaram à aceitação dos comportamentos doentios.

O treinamento de novas maneiras de pensar, baseadas na ordem, no bem geral, na superação das próprias possibilidades, criará automatismos e reflexos que trabalharão pela tua harmonia e saúde.

É necessário assumir o controle de ti mesmo, o que equivale dizer, à conscientização, esse estágio superior no qual a emoção conduz a sensação.

Infinitas mensagens são dirigidas da mente ao corpo, produzindo hábitos que se arraigarão, substituindo aqueles que se responsabilizam pela desarmonia e doença.

O teu cérebro, com os seus extraordinários arquivos, está sempre armazenando dados com a capacidade de fixar novos fatos por segundo.

Pode parecer difícil saíres de uma situação desgastante para uma outra agradável. E, é, realmente. No entanto, toda aprendizagem exige a repetição da experiência até a sua fixação em definitivo. Do mesmo modo, a aquisição de valores e padrões de felicidade vai além do simples querer, deambulando pelos caminhos do conseguir.

A tecnologia deu o seu mais expressivo salto nos tempos modernos, quando três jovens cientistas americanos descobriram o transistor, miniaturizando peças e equipamentos que aceleraram o progresso da civilização.

Não medir esforços para a aquisição da saúde, mediante a consciência do dever para consigo mesmo, é o desafio a enfrentar e vencer, através das pequenas peças do sacrifício, da perseverança e do trabalho.

Na questão de número 912, de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec interrogou:
- Qual o meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea? E os Mentores responderam:
- Praticar a abnegação. Com este esforço desfrutar-se-á de consciência, saúde e paz.
-------------------------------------------------
JOANNA DE ÂNGELIS & DIVALDO P. FRANCO
-------------------------------------------------

0 comentários: