terça-feira, 23 de setembro de 2008

TUDO DE BOM PARA VOCÊ!

Muitas vezes ouvimos isso - falado para nós mesmos ou para uma outra pessoa.

"Tudo de bom para você!" - um desejo muito comum e muito gostoso. Um desejo que mostra carinho, amor, solidariedade e a vontade de que uma outra pessoa se sinta bem.

"Tudo de bom para você!" - um desejo que fala de bem-estar, de comodidade, de aconchego, de saúde - do corpo e da alma - para uma outra pessoa inteira.

"Tudo bem! Tudo jóia!" - não há ninguém que não goste de viver e poder responder assim.
Mas, muitas vezes, a vida parece não refletir isso.

Há experiências, situações e períodos que parecem ser o contrário do "tudo bem", aqueles nos quais tem-se a impressão de que "todo mundo está contra mim".
Mesmo assim a vida, normalmente, está mais ou menos no meio-termo, um pouco de bem, um pouco de mal; há, no entanto, a tendência de ressaltar o lado pior. E cada um de nós conhece pessoas que quase sempre falam da vida como desfavorável, detestável, até horrível e calamitosa.

"Tudo de bom para você!" - um desejo piedoso, sem expressão no dia-a-dia, ou uma maneira de falar para que possamos aceitar a vida normal mais facilmente?

Eu não sei, mas não quero parar de refletir sobre isso.
Pois a nossa fé convida - junto com o nosso Deus - para que demos conta desse desejo comum e esperemos mais do que é comum. Esse convite a viver mais feliz, alegre e contente transcende as nossas expectativas e quer que descubramos uma outra maneira de encarar a nossa vida - como o apóstolo Paulo diz na Carta aos Romanos, no capítulo 8, versículo 28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus".

Eu entendo essa frase assim que o apóstolo quer nós motivar explicitamente a olhar de modo bem diferente aos acontecimentos do dia-a-dia. Ele quer que encontremos o carinho e o amor, a bondade e a gentileza de nosso Deus em cada momento e em cada acontecimento cotidiano ou extraordinário da nossa vida - sejam eles bons ou maus.

Isto é, como eu entendo, uma troca e mudança bem grande, pois normalmente entendemos as ocorrências ruins, e as ocorrências boas também, como sem sentido e utilidade. Agora podemos, graças a Deus, descobrir, compreender e aceitar que o nosso Deus nunca está contra nós. Ao contrário, Deus quer que a nossa vida dê certo.

Para que possamos aceitar esse sentido em tudo, o nosso Deus concede experiências como sinais: uma tarefa difícil resolvida, uma doença grave vencida, uma decepção profunda superada, um caminho novo encontrado, um / uma... vocês podem continuar a contar essas experiências por muito tempo.

Eu sei que elas não superam todas as dificuldades que conhecemos e encontramos. A miséria do nosso mundo não desaparece como por mágica. Mas, na verdade, temos a opção verdadeira de ir em frente. Podemos começar e continuar a crer que nunca vai acontecer nada que nos afaste de Deus e do seu Reino.

Isto não é só um desejo piedoso, isto é verdade e o convite para uma vida diversa: sempre com Deus ao nosso lado."Tudo de bom para você!"
----------------------------
P. Gert Müller
----------------------------